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Aula da matéria "Orientação a resultado: as métricas da web"
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Orientação a resultado: as métricas da web, links patrocinados, Search EngineOptimization
Sergio Langer
Sistema Métrico - Sistema desenvolvido na França no século 18.
Definido como a uma determinada fração da circunferência da Terra (1/40,000,000)
Parâmetro:Barra de Platinum/Iridium guardado naAcademia Francesa de
Metro
Academia Francesa deCiências.
Atualmente o metro é definido como sendo o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo
39.37 polegadas
1,094 jardas
3,281 pés medimos algo tão corriqueirocomo a distância de 1 “metro” demaneiras diferentes por razões históricas (uso de padrões)
Os ingleses definiram umPé como o tamanho do pé
1 metro é também
Sistema métrico
históricas (uso de padrões)De Henrique I, no século XI,
Medidas baseadas em tamanhos de parte do corpoeram corriqueiras desde a antiquidade.
Temos que ter uma noção clara do que queremos medir, sob risco de interpretar
mal, e escolher mal os nossos parâmetros.
O que estamos medindo
Métricas são um sistema de parâmetros
Métricas definem o que será medido
O que são Métricas?
Métricas geralmente são específicas para cada segmento
As métricas são indicadores de performance
Distância entre São Paulo e Distância entre São Paulo e Recife: Recife: 2.672.000m
De avião demora cerca de:De avião demora cerca de:
Distância é uma métrica
De avião demora cerca de:De avião demora cerca de:
3 horas
Na velocidade da Luz:Na velocidade da Luz:
0,000009 segundos
Loooooonge...
Meu site é fácil de navegar?
Onde e por quê os visitantes abandonam o processo de compras?
O quê as pessoasfazem no meu site?
De onde vêm meusvisitantes?
Métricas nos ajudam a responder as dúvidas dos noss os clientes
Quais as ações de marketingmais efetivas?
Quais palavras-chavesão geradoras de visitas devendas?
Métricas de sucesso nos informará se o cliente atingiu ou não os seus resultados
Quais as peças publicitárias que trazem mais retorno?Qual é o melhor veículo para
eu anunciar?
Fontes comuns de métricas
� Web analytics
� Adserver
� Mercado (ibope, netratings, ipos marplan, etc)
� Sistemas (CRM, ERP, etc)
Impressões - número de visualizações de peças publicitárias em páginas online.
Páginas ou PageViews - visualizações de uma página web. Ao contrário dos visitantes únicos, todas as vezes que a página é visita, é contada, mesmo que sejam visitas efetuadas pelo mesmo visitante.
Usuários - Pessoas que entram ao website através dos seus browsers. Estes visitantes podem chegar por vários “caminhos”, desde pesquisas nos motores de busca a seguir links, digitar a URL do site, entre outras.
Glossário
Usuários Únicos - Número de visitantes que acede a um website num determinado período de tempo, a partir de um endereço IP única. Por exemplo: se visitar o mesmo website 3 vezes num período de 24 horas (como exemplo), é considerado só um visitante.
Clickthrough Rate -CTRO Número de cliques dividido pelo total de impressões da peça.
CPMCost-per-1000-impressions, em português custo por mil impressões. É o preço baseado no número de impressões num determinado período de tempo.
CookieUm arquivo no browser do usuário que permite identificá-lo de uma forma única. O uso de cookies no site torna possível identificar usuários que retornam ao site e acompanhar a sua actividade. (Behavioral Targeting)
Landing-page
GlossárioCPC / CPACusto por Click ou Custo por Aquisição - valor cobrado por cliques unitários ou valor pago por aquisição do usuário na página de ‘vendas
Landing-pageUma página web ativa onde os utilizadores da interntet serão direcionados quando clicarem num link. A landing-page não tem de ser necessariamente a home page.
ROIReturn on Investment, em português retorno do investimento. É o benefício ganho sobre o custo da campanha. Ao nível de Adwords, a taxa de CPR e a taxa de conversão juntamente com os custos publicitários, podem ajudar a calcular o ROI de uma campanha.
Interações (Cliques)
Visitas
Conversões
Retorno (ROI)
Métricas básicas que podemos analisar nos sites e n a mídia online
site
Impactos (Impressões)
Pessoas impactadas
Interações (Cliques)
Mídia online
Atrair e fidelizar usuários que naveguem em profundidadeObjetivoObjetivo
Exemplos de métricas - portal
Pageviews
Impressões
Usuários
Usuários únicos
Inventário
Registros
Assinaturas
Cancelamentos
MétricasMétricas
Venda de produtos ou serviçosObjetivoObjetivo
Exemplos de métricas – e-mail marketing
Taxa de abertura
Taxa de cliques
Opt-out
Bounces
MétricasMétricas
Receita total
Vender produtos ou serviçosObjetivoObjetivo
Exemplos de métricas – e-commerce
Taxa de conversão
Receita por visita
Compras
Cadastro
Lucro por visita
Ticket médio
Fidelização
MétricasMétricas
Capturar informações sobre o visitante para uso futuroObjetivoObjetivo
Exemplos de métricas – site institucional
Leads
Custo por lead
Registros
Assinaturas a Newsletters
Pedidos de cotação
Pedidos de demonstração
Download de publicidade/info
MétricasMétricas
Vender produtos ou serviçosObjetivoObjetivo
Exemplos de métricas – campanha links patrocinados
Impressões
Cliques
CTR
Plays
Interações
MétricasMétricas
Saber o que o público está falando sobre a empresa, produtos, serviços.ObjetivoObjetivo
Usuários
Exemplos de métricas – social media
Usuários
Posts
Grupos/Comunidades
Comentários
Ratings
ReferÊncias
Perfis
MétricasMétricas
Primeiros passos
� Crie um plano de métricas
� Estabeleça objetivos claros
� Ex. aumentar as vendas em 20%� Ex. conseguir 2.000 usuários cadastrados por dia
� Estabeleça valores de referência – base
� Utilize relatórios relevantes e precisos do seu fornecedor
� Acompanhe os resultados
� Compare os resultados com dados históricos (de campanhas, de vendas, de resultados!)
� Avalie se há “falhas” de informação
� Considere ajustes nos relatórios
� Compartilhe os resultados
Primeiros passos
� Compartilhe os resultados
� Envolva desde o planejamento até o cliente
� Utilize o que “aprendeu” sempre que possível
Recomendações estratégicas
Após definir as métricas e monitorar as entregas, a s análises geram recomendações para o site e otimizações nas campanha s
Monitoração sistemática
Implementação
Ciclo deOtimização
Otimizações na campanha e no site
Cumprir metas do cliente
Otimizações e Histórico acumulado auxiliam no cumpri mento de metas e na fidelização do cliente
Histórico para planejamento de mídia
Fidelização do cliente
Análises do site Recomendações para otimizar o ambiente receptivo
Alta taxa de quebra de navegação no carrinho de compra, indica que o processo é longo e pouco intuitivo
Sugestão diminuir as etapas de compra e inserir campos de ajuda ao longo do processo de compra
Métricas nos dirão o que está funcionando e o que não está indo bem tanto no site...
Análises
Grande volume de buscas por um determinado produto na home do site
Sinaliza oportunidade de destaque para o mesmo.
Impressões de 2ª via de conta são mais acessadas após o dia 20 de cada mês
Oportunidade de cadastramento em débito automático
Análises da Campanha Recomendações para otimizar o ambiente receptivo
Peças criativas com informações de promoção e “call to action” veiculadas nas homes dos portais obtiveram
menor taxa de conversão do que peças institucionais em seções específicas dos portais
Alterar a veiculação das peças com “call to action” para seções mais específicas e peças institucionais nas homes dos portais
...quanto em campanhas.
Análises
em seções específicas dos portais
Palavras-chave relacionadas ao core business da empresa possuem maior taxa de conversão e palavras
mais genéricas estão gerando tráfego e visibilidade, porém não estão convertendo.
Segmentar o investimento para fornecer maior visibilidade das palavras do core business
Diminuir a aposta de CPCmax das palavras genéricas
Analisando-as podemos gerar recomendações
Acompanhamento e monitoramento das métricas de mídia online geram histórico para cada cliente das melhores ações em veiculação e peças
� Qual foi a mídia mais eficaz (Links Patrocinados, Mídia Gráfica, Email MKT?)
� Qual site obteve a melhor negociação para atingir as metas estabelecidas (iG, UOL, MSN?)
� Qual seção dos sites ofereceu maior retorno para o cliente (economia, esporte, política)
Histórico
� Qual peça cada conceito criativo deu melhor resultado (full banner, DHTML, sky?)
� Qual conceito criativo funcionou melhor (peça A, peça B?)
Com o histórico dos resultado em mãos, será possível:
Histórico
� Planejar campanhas futuras mais adequadas aos objetivos e metas de cada cliente.
� Melhorar as negociação com os veículos, pois fornece insumos quantitativos na abordagem
� Ganhar experiência para planejamento de campanhas para novos clientes, onde ele pode � Ganhar experiência para planejamento de campanhas para novos clientes, onde ele pode utilizar o histórico por segmento.
Custo de aquisição
Leads
Conversão
Estratégia básica de otimização
Definição do CPM e CPC ótimos
Taxa de conversão
Verba
Visitas
Otimização dos resultadosOtimização dos resultados
Mídia Gráfica – estratégia de otimização
Veiculação
Ao longo da campanha
podemos alterar as seções
Criação
Substituição de peças em
sites e seções que não
Freqüência
Em peças com alto valor
em veiculação como Rich
Histórico de resultados – Experiência adquirida
e sites que não estão
gerando performance (as
negociações não terminam
no plano de mídia).
estão gerando o resultado
esperado.
Normalmente criamos
algumas variações de
peças para aprovação do
cliente, esse banco de
peças pode trabalhar
rodiziando nos veículos
Media cada impressão e
click é valiosa, sendo assim
podemos programar peças
para mostrar apenas 3
vezes para o usuário (com
base em histórico percebe-
se que acima dessa
freqüência os resultados
caem muito).
1.000
10.000
100.000
Conversão*
1 2Palavras
Analisando as palavras da campanha identificamos quatro grupos de comportamento
Links Patrocinados – estratégia de otimização
1
10
100
R$ 0 R$ 0 R$ 1 R$ 10 R$ 100 R$ 1.000 R$ 10.000 R$ 100.000
Investimento*
3 4
* As escalas dos eixos estão em logaritmos
Para cada grupo de palavras tomamos ações específic aspara alavancar os resultados para o Cliente
• Funil de conversão:
Mostra o total de visitas em cada uma das etapas de conversão
• Conversões por palavras-chave e links patrocinados:
Mostra as palavras-chave e links patrocinados mais eficientes para gerar conversões
Conversões
AquisiçãoAquisição
PersuasãoPersuasãoPerda
Processo de conversão simplificado
ConversãoConversão
RetençãoRetenção
Perda
Perda
Off line Off site
AquisiçãoAquisição
Processo de conversão simplificado
- Revistas
- Mala direta
- TV
- Jornais
- Outdoor
- Banner
- E-Zine
- RSS
- Buscadores
- Afiliados
On Site
PersuasãoPersuasão
Processo de conversão simplificado
- Arquitetura do site
- Páginas de descrição
- Promoções
- Vantagens
- Whitepapers
On Site
- Cadastro
ConversãoConversão
Processo de conversão simplificado
- Cadastro
- Compra
- Visitação em área específica
- Assinatura de e-mail mkt
On Site
- Returning Visitors
RetençãoRetenção
Processo de conversão simplificado
- Returning Visitors
- Conforto
- Confiança
- Recompra
- Satisfação
ROI
Ao iniciar um planejamento na mídia digital,
temos que voltar ao final para então recomeçar -
devemos analisar o histórico de uma campanha
ou ação, cruzando-o com pesquisas, para
traçarmos o objetivo e a métrica que queremos
aferir. Ou seja: qual será nosso ROI (return of
investment).
ROI
Uma faculdade precisa divulgar os novos cursos para seu público. A forma de conversão é
a quantidade de inscrições através do site.
O cálculo será baseado em uma campanha com compra por CPM (custo por mil).
Formato: banner
Total de impressões: 2.000.000
CPM: R$ 10,00
Valor total: R$ 20.000,00
ROI
A CTR foi 0,26%.
Nº impressões x CTR mês = 2.000.000 x 0,26% = 5.200 cliques
Valor investido / cliques = R$ 20.000,00 / 5.200 = R$ 3,84 custo por clique (CPC).
Se o site tiver 1.000 inscrições no período da campanha, cada inscrição terá um custo de
R$ 20,00 (R$ 20.000,00 / 1.000).
Behavioral Targeting
O comportamento do consumidor, durante a navegação, revela muito de seus
hábitos.
O estudo do behavioral target é um dos métodos mais eficazes para identificar
as melhores oportunidades de investimentos em mídias digitais.
Vai muito além da idade, renda, sexo e outros dados demográficos e de perfil do
usuário.usuário.
Behavioral Targeting
É a habilidade de entregar mensagens contextualizadas aos usuários durante
sua navegação na web.
Utiliza e re-utiliza
métricas
um usuário único
Behavioral Targeting
Mede e tabula todas as interações de determinado
usuário único com uma campanha!
Problema 1Cliente E-commerce de hotéis, disponibiliza reserva de hotéis em 28 países do mundo. Conta
hoje com uma base de 156.000 Hotéis e Resorts:
� Quais métricas de sucesso você considera importante para esse site?
� Quais métricas de sucesso você acompanharia nas campanhas?
� Qual a periodicidade do acompanhamento da campanha?